Conheça o
Centro Social

Nós somos a mudança que queremos

O Centro Social Padre Pedro Leonardi (CSPPL), localizado na Restinga, em Porto Alegre, foi criado no dia 21 de abril de 2005. Pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre.

Somos uma instituição sem fins lucrativos, vocacionada a atender pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, garantindo o acesso a direitos básicos através da oferta de serviços e projetos que trabalham o resgate da cidadania e dignidade, além de promover qualidade de vida.

Trabalhamos junto aos moradores da comunidade, a partir de novas possibilidades de inserção social, bem como fomentamos o interesse pelo conhecimento e mudança na perspectiva de vida desses beneficiários.

Um espaço de oportunidade e esperança

Promovemos atividades educativas que oportunizam o atendimento integral de crianças e adolescentes da Restinga, trabalhando em oficinas diversificadas de forma lúdica e criativa. Pensando no crescimento de todos e com olhar para as novas vivências. Aqui, priorizamos também o educar social, onde as crianças e adolescentes trabalham suas vivências, relações interpessoais e o olhar sobre si mesmo e sua comunidade.

 

Projetos sociais com finalidade pública

Somos uma Organização Social Civil (OSC) já estabilizada na Rede de Proteção Social, que trabalha pela garantia de direitos e pela reinserção social. Além do foco na infância, há também o foco na família como um todo, com olhar comunitário e social, olhar esse que é importante mantermos vivo nas comunidades mais vulneráveis, que sofrem cotidianamente com risco e vulnerabilidade social.

 

Próximos de quem mais precisa

Atendemos aproximadamente 331 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, além de 100 pessoas em situação de rua, vulnerabilidade social e risco nutricional. Por mês, são mais de 500 famílias atendidas.

 

A palavra do Diretor

Aqui na Restinga, zona sul de Porto Alegre, estamos distantes do Centro, mas próximo de quem precisa.

A jornada do Centro Social Padre Pedro Leonardi nasceu da ação voluntária de muitos e a ajuda generosa de outros tantos. Em cada gesto de serviço, em cada obra de misericórdia que a instituição realiza na comunidade, Deus manifesta-se e põe o seu olhar sobre nós. É a Igreja à serviço dos mais necessitados.

O Papa Francisco nos mostra que o esforço para construir uma sociedade mais justa implica na fraternidade e no espírito de comunhão comum. Todo o ser humano tem direito a viver com dignidade. Não podemos deixar ninguém caído nas margens da vida. Precisamos combater as pandemias da fome, do ódio, da ganância e do ressentimento. Viver indiferentes a dor do outro não é uma opção possível.

O bem comum requer a participação e a responsabilidade de todos. Cada um fazendo a sua parte, construindo laços comunitários e relações humanas mais solidárias. É assim que iremos, juntos, construir uma sociedade melhor.

Que possamos caminhar e sonhar juntos com uma humanidade mais solidária e generosa, cada um com a própria voz, respeitando às diferenças. Todos somos irmãs e irmãos.

Padre Claudionir Ceron

Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga

Diretor do Centro Social Padre Pedro Leonardi

Promovendo Vida

O Centro Social Padre Pedro Leonardi, “como um grão de mostarda”, começou pequeno, e, hoje, torna-se uma grande obra que goza de reconhecimento público. Ocupa-se e preocupa-se com pessoas lançadas às margens da sociedade da qual existe uma parcela considerável que não quer ver os excluídos!

Cabe recordar que “a natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus, celebração dos Sacramentos, serviço da caridade. São deveres que se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros […]. O serviço da caridade é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência; A igreja é chamada à prática da […] caridade também em âmbito comunitário […]; por isso, há necessidade de organização enquanto pressuposto para um serviço comunitário ordenado, uma organização articulada mesmo através de expressões institucionais (Bento XVI).

O Centro Social Padre Pedro Leonardi é uma unidade da Arquidiocese de Porto Alegre, cujo objetivo é responder à grande indicação oferecida pela Igreja, a toda humanidade: “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo.”

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre

Quem foi o Padre Pedro Leonardi 

O nome do Centro Social foi escolhido em homenagem ao criador da Congregação Filhas de Jesus, o sacerdote Padre Pedro Leonardi. Nascido em Verona, na Itália, em 17 de junho de 1769, o Padre Pedro tinha um carinho especial pela juventude órfã e abandonada. Na sua trajetória sacerdotal, procurou afastar os jovens da vulnerabilidade e dava uma formação espiritual e moral. Para que essa atividade nunca parasse, em 1812, fundou a Congregação feminina com finalidade educativa em benefício das crianças.

O terreno da Estrada Chácara do Banco, 71, que abriga as instalações físicas do nosso Centro Social, foi doado pelas freiras italianas da Congregação das Irmãs Filhas de Jesus, com sede também no bairro.

Esse projeto social nasceu de um sonho por um mundo mais justo e também da solidariedade de muitos religiosos, pessoas físicas e empresários.

E o nome não poderia ter sido melhor escolhido.

 

Nossa equipe

PE. CLAUDIONIR CERON

Diretor

ALAN SILVEIRA

Coordenador Adm. Financeiro

BEATRIZ VIEIRA

Coordenadora Casa Lar

CAROLINA SALAMON

Nutricionista

ANTÔNIO C. DUARTE

Encarregado de Manutenção

JÉSSICA DE AGUIAR

Supervisora de Desenv. Organizacional

MÁRCIA DUARTE

Articuladora Social

SIMONE GUTTERRES

Coordenadora de Projetos
(SCFV e TE)

NATHALIA SILVA DE FREITAS

Psicóloga

 
DJENIFER GUEDES

Auxiliar Administrativo

ANDERSON BELL

Porteiro